Indicado para quem tem flacidez leve ou moderada, o implante com fios elásticos (também conhecido como lifting) suspende a musculatura e reposiciona a pele. O procedimento é bem semelhante à costura de uma roupa. Compostos por polidioxanona, os fios, antimicrobianos, flexíveis e absorvíveis pelo organismo, são introduzidos por pequenos furos feitos com uma agulha. A pele, então, é reacomodada sem a necessidade de retirada do excesso. A anestesia é local e o processo tem duração média de 15 a 20 minutos.
Além do resultado imediato, os fios induzem a formação de colágeno pelo organismo, constituindo então uma forma de tratamento também a longo prazo. Para evitar edemas e sangramentos, faço uma compressão em cima do furo com microporo, durante dois minutos. O tempo de duração do resultado depende muito do grau de flacidez, do tipo de fios e da combinação com outros tratamentos concomitantemente. Ou seja, em peles muito flácidas, os efeitos desaparecem mais rapidamente. Em geral, o resultado do lifting pode ser notado até cerca de um ano e meio depois da aplicação. O que garante o efeito de lifting não é o fio propriamente dito, e sim a fibrose, que, formada sobre o músculo tratado, é a principal responsável pela sustentação da pele. Assim, com o passar do tempo, pode-se optar por colocar outros fios em localizações diferentes na face, conforme a necessidade.
Correção de flacidez (papadas) em região submentoniana após cirurgias ortognáticas de redução do prognatismo; sequelas de traumatismos em região perioral (mordeduras, traumas avulsivos parciais) em CTBMF; otimização no contorno do lábio leporino; complementação das terapias com TB e preenchedores periorais e labiais; sorriso assimétrico; correção de sulcos nasolabiais e rugas de marionete persistentes após recuperação de DV; casos de apertamento e bruxismo intenso ou perda de suporte dentário posterior; rítides labiais de fumantes; e otimização da estética orofacial após reabilitações dentárias extensas.
O cirurgião-dentista deverá conscientizar-se da importância desta técnica no processo reabilitador dos seus pacientes, haja vista que os profissionais reabilitam seus pacientes com restaurações e próteses, que são verdadeiras joias, mas observam que ainda há alguma assimetria facial ou labial, que não deixa o sorriso harmônico. Com certeza, o cirurgião-dentista é o profissional indicado a tornar esse sorriso harmonioso com toda a face, logo, é apropriado que utilize os fios de dermosustentação como coadjuvante para alcançar a excelência na Odontologia. Para mais, deverá desenvolver consciência e autocrítica com o intuito de buscar sempre o aprimoramento.
A cosmiatria orofacial com fios de sustentação está delineando um novo enfoque para a odontologia moderna. Através desta abordagem inovadora, conseguimos corrigir sorriso assimétrico, rítides labiais, sulcos nasolabiais e rugas de marionete persistentes e decorrentes do bruxismo intenso ou perda de suporte dentário posterior, os quais levam normalmente a uma diminuição da dimensão vertical.
Os efeitos do lifting com fios de sustentação podem durar até 5 anos após a implantação, com resultados satisfatórios, sem a necessidade de internação hospitalar e afastamento do paciente da sua vida normal, como ocorre normalmente em cirurgias eletivas. Sendo este um dos grandes motivos de interesse pela procura deste procedimento. Outras modalidades de procedimentos da estética orofacial (Botox e preenchedores faciais reabsorvíveis) não apresentam um resultado tão prolongado e efetivo quanto os fios corretamente empregados.
O lifting orofacial com fios de sustentação é um procedimento estético minimamente invasivo que permite o rejuvenescimento prolongado da face através da utilização de fios. Trata-se de um procedimento cirúrgico simples, realizado sob anestesia local, de maneira rápida (10 a 45 minutos), permitindo que o paciente retorne imediatamente às suas atividades diárias sem a necessidade de internação hospitalar.
Sim, resgata a autoestima, a confiança e a satisfação do paciente e esses valores representam os maiores objetivos e desafios no exercício da estética facial, desde que respaldada em condutas científicas sérias.
Os novos fios de sustentação facial possuem várias vantagens em relação aos antigos. Os fios de agora não são definitivos, são absorvidos com 2 anos, o que é uma grande tendência na parte estética, para que fique no organismo somente o colágeno novo formado, e o fio será absorvido com o tempo.
Não precisa fazer anestesias complexas, somente a anestesia local, como é feito no dentista. O procedimento dura cerca de 20 min. Não há dor, o pós-operatório é mínimo, sem grandes restrições de atividades.
Não há diminuição, como há em uma cirurgia convencional.