Toxina Botulínica na Odontologia

toxina botulínica - Dra Taisa Castello GOmes

O cirurgião-dentista e as possibilidades da toxina botulínica

O cirurgião-dentista, por possuir conhecimento sobre as estruturas de cabeça e pescoço, está habilitado a tratar certas afecções da face e da cavidade oral, de forma conservadora e segura, com a aplicação da toxina botulínica (BTX), desde que possua treinamento específico e conhecimento sobre sua utilização, e não extrapole suas funções.

Estudos recentes sugerem que a toxina botulínica desempenha um papel no alívio da dor, além disso, quando aplicada em tecidos glandulares, atua no bloqueio da liberação de secreções. Por causa disso, a BTX apresenta um potencial de emprego na área de atuação do cirurgião-dentista, como em casos de bruxismo, hipertrofia do masseter, disfunções temporomandibulares, sialorreia, assimetria de sorriso, exposição gengival acentuada e, mais recentemente, tem sido descrita a utilização profilática para a redução da força muscular dos músculos masseter e temporal, em alguns casos de implantodontia de carga imediata.

A aplicação da BTX apresenta-se como um procedimento seguro e eficaz. Seus efeitos clínicos começam a apresentar resultados entre 1 e 7 dias após a administração, seguido de um período entre 1 e 2 semanas de efeito máximo e, posteriormente, seus níveis atingem um patamar moderado, ocorrendo a recuperação completa do nervo em um período compreendido entre 3 e 6 meses.

É importante frisar que não existe limitação de idade para receber a aplicação da toxina. A indicação clínica é que determinará a conduta a ser adotada, sendo que as principais limitações a esse tratamento são: durante a gravidez e período de amamentação; pacientes com doenças autoimunes; pacientes com doenças neurológicas e que afetam os músculos; e pacientes alérgicos à proteína do ovo e que estejam fazendo uso de medicamentos com aminoglicosídeo. Fora isso, trata-se de um tratamento seguro e que apresenta resultados em um curto período de tempo.

Dra. Taisa Castello Gomes