Aparelhos Ortodônticos

Dra Taisa Castello - aparelhos

Aparelhos ortodônticos disponíveis pela ortodontia

Os aparelhos ortodônticos são dispositivos utilizados pela ortodontia para corrigir problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da mordida e dos arcos dentários. Ele aplica força externa sobre os dentes, movimentando-os ou mudando a forma do maxilar. Existem diferentes tipos de aparelhos ortodônticos, sendo que cada um possui suas vantagens e indicações, quase nunca ligadas à estética, mas contribuindo para a harmonização da saúde geral do organismo.
Existem inúmeros tipos, mas podemos genericamente dividi-los em aparelhos fixos e móveis, que podem ter efeitos nos dentes (ortodônticos) e na estrutura óssea que sustenta os dentes (ortopédicos). Dentro dessas categorias, os principais aparelhos são: o fixo, cujo tipo mais comum é o aparelho metálico; o fixo estético, feito com material transparente, o que faz com que ele tenha um efeito estético melhor do que o metálico, mas com a mesma finalidade básica; aparelho móvel, eficaz para crianças com ou sem dentição definitiva, até uns 12 anos de idade; o expansor palatino, que é também um outro tipo de aparelho, indicado para jovens que precisam corrigir mordidas cruzadas, expansão do céu da boca; aparelhos alinhadores, mais usados em tratamentos odontológicos estéticos, são uma boa opção para as pessoas que apresentaram alguma rejeição relacionada ao metal; e o aparelho lingual, utilizado em casos mais simples, de curta duração, que é considerado um aparelho da ortodontia invisível.
A duração do tratamento com aparelhos dependerá sempre de cada caso. Alguns pacientes, em um ano e meio ou dois, têm suas imperfeições bucais resolvidas, enquanto outros podem permanecer por maior período de tempo fazendo uso dos aparelhos.
Ao final do tratamento, o que se pretende alcançar é a correção dos problemas funcionais, alinhada a uma boa estética dentária. Para isso, as instruções do seu dentista devem ser seguidas à risca, bem como devem ser cumpridas rigorosamente as visitas ao consultório dentário para a manutenção do aparelho.

Dra. Taisa Castello Gomes